Lembro-me da época em que fotografar um Casamento ao Ar Livre era privilégio apenas para fotógrafos americanos.
Havia pouca informação e a cultura brasileira, principalmente em grandes cidades, de casar num buffet tradicional.
Sempre me perguntei quando os noivos brasileiros adotariam a idéia em realizar um casamento ao ar livre, pois estamos cercados de belíssimas praias e campos que dariam lindas cerimônias.
Como fotógrafo e acompanhando as tendências sobre casamentos, dei um pulo de alegria quando em meados de 2010 haviam dezenas de noivas agendando seus casamentos em praias e fazendas, inclusive nesta mesma época foi que Trancoso virou palco de casamentos requintados.
Hoje quero compartilhar dezenas de fotografias para inspirar você que deseja fazer um casamento ao ar livre.
Compartilhe com amigos, pois vem muita coisa linda por aí. 😉
Inspiração #01: Casamento ao Ar Livre na Fazenda
A primeira série de fotos será um casamento ao ar livre que fotografei na Fazenda Vila Rica. Uma das mais belas fazendas localizadas no interior de São Paulo, em Itatiba.
Na Fazenda Vila Rica tudo resiste ao tempo, arquitetura colonial, decoração sóbria e elegante, o terreiro de secar café, o perfume do pomar.
A Sede é um casarão de autêntica arquitetura colonial brasileira. Altivas as palmeiras imperiais e a construção contam a sua História.
Com seu clima de montanha e ar puro, sente-se a nostalgia das antigas Fazendas do Ciclo do Café Paulista.
O belo bosque para a realização da cerimônia dispensa comentários.
Com decoração clean e bancos de madeira, é possível lembrar de lindos casamentos do cinema. A Fazenda Vila Rica já foi palco de algumas estrelas nacionais.
Inspiração #02: Casamento ao Ar Livre em Destino
Nesta segunda série de fotografias, quero apresentar um casamento ao ar livre fotografado em Trancoso (BA), celebrado para 100 pessoas, uma das festas mais animadas que fotografei. Foi até “quase o dia amanhecer”, com direito a um banho de piscina no final.
Trancoso tem sido palco de lindos casamentos ao ar livre e um dos destinos preferidos para um destination wedding.
Conversei com alguns assessores locais e tive a informação que acontecem cerca de 20 casamentos por final de semana na Vila.
Hotéis, Pousadas e Casas estruturaram-se para receber milhares de convidados todas as semanas, que estendem suas estadias por alguns dias e aproveitam mais a Vila.
A Jai e o Dan escolheram uma linda casa em um dos condomínios de Trancoso para celebrar o grande dia. Toda de madeira, do jeitinho que gostariam.
O ambiente interno ficou para acomodar algumas mesas de convidados, uma sala para bate papo e a mesa de bolo com docinhos, que estava divina.
Na decoração, objetos vintage com paleta de cores vibrante. Varal de fotografias e lindos barquinhos feitos à mão com a técnica origami. ❤
O bolo, um recheado Naked Cake.
A celebração da cerimônia aconteceu no quintal da casa, também decorada com muito bom gosto e requinte.
Inspiração #03: Casamento ao Ar Livre na Praia
Aos poucos a cultura do casamento ao ar livre vem tomando forma no Brasil e os litorais já recebem centenas de casamentos todos os meses
Nesta terceira série quero trazer algumas fotos de um casamentos ao ar livre que fotografei nos últimos meses na praia.
Apesar dos casais escolherem casar na praia, em muitos casos as cerimônias não são realizadas pé na areia. Dezenas de hotéis e pousadas contam com locais próprios para realização da cerimônia.
Este casamento aconteceu no Litoral Norte de São Paulo, no Porto Grande Hotel em São Sebastião.
06 Dicas essenciais para seu Casamento ao Ar Livre
Agora que já compartilhei algumas inspirações, quero trazer 06 dicas gerais que podem auxiliar na organização de seu casamento ao ar livre.
Assim como na fotografia, acredito na importância de contratar um profissional capacitado para te auxiliar nos momentos de preparação.
Dica #1: Defina o estilo
O primeiro passo é definir qual estilo pretende fazer seu casamento ao ar livre. Os mais comuns ficam entre Vintage, Rústico e Boho Chic.
O termo Boho Chic é constantemente mencionado no mundo da moda, mas está conquistando cada vez mais espaço na decoração de casamentos.
A ideia consiste em criar cenários boêmios contemporâneos, através da mistura de tendências modernas com traços hippies.
Dica #2: Defina o Ambiente
Após definir o estilo, o segundo passo é saber em qual ambiente gostaria de realizar sua celebração. É muito importante para focar e facilitar na pesquisa de locais disponíveis, até mesmo para sua equipe de assessoria.
Se optar por fazer um casamento ao ar livre na praia, foque-se em pesquisar locais com estas características.
Dica #3: Estações do Ano
Esta dica é mais para enfatizar um detalhe aparentemente obvio, mas que pode passar em branco nos preparativos.
Após escolher o estilo e o Ambiente, é hora de escolher o mês do casamento.
Para casamentos ao ar livre não é recomendável o verão, além do calor exagerado, são dias de pancadas de chuva que podem colocar seu planejamento de anos literalmente por água abaixo.
Primavera e Outono são ótimas estações para casar ao ar livre.
Dica #4: Horário do Convite
Pensar no horário do convite é essencial para seu próprio planejamento e também dos convidados.
Se optar em realizar a cerimônia às 17h, é um parâmetro para os estilistas indicarem trajes que combinem com o final da tarde e um jantar noturno, mesmo que numa fazenda por exemplo.
Para um casamento às 11h, recomenda-se trajes mais soltos e leves.
O horário também influencia nos resultados de suas fotografias. Com o local definido é possível saber a posição do nascer e por do sol. Você gostaria de uma cerimônia durante um lindo entardecer?
Converse com seu decorador e o mantenha informado com antecedência. Se a festa de casamento acontecer durante o jantar, provavelmente incluirá em seu projeto luzes cenográficas e velas.
Estes são alguns parâmetros para escolher o horário do convite.
Dica #5: Xô mosquitos
Fazer um casamento ao ar livre, com bela natureza, pode trazer alguns convidados inesperados.
Minha dica é disponibilizar repelentes em alguns pontos estratégicos, principalmente próximos à cerimônia, local com maior exposição dos convidados à picadas.
Dica #6: Leques para os convidados
Em dias muitos quentes é praticamente impossível sentir-se bem em qualquer lugar sem condicionador de ar.
Os locais para celebração da cerimônia são na grande maioria abertos, assim não há qualquer sistema de refrigeração instalado. Os leques são sempre bem vindos.
Já escolheu seu Fotógrafo?
Aqui conferiu dezenas de inspirações e algumas dicas, todas elas de casamentos reais que fotografei.
Se ainda não escolheu o fotógrafo que estará contigo em seu casamento ao ar livre, clique aqui e verifique minha disponibilidade. Será um prazer.
Abraços e te vejo em breve! 😉